Historia

A ORIGEM HISTÓRICA DO DIA DA MENTIRA

A ORIGEM HISTÓRICA DO DIA DA MENTIRA

Emanuel Nunes

Abril 1, 2024

Origem

Origem

O Dia da Mentira surgiu como uma forma bem-humorada de protestar contra as mudanças no calendario. Na França, parte da população se recusou a aceitar que o Ano Novo não começaria mais na Páscoa, mas sim em 1º de janeiro.

2

Após Calendário Juliano, por determinação do Concílio de Trento (1545-1563)., o ano passou a iniciar oficialmente em 1º de janeiro, dividido em 12 meses (ou 365 dias), com quatro estações distribuídas por eles, seguindo o movimento da Terra em relação ao Sol.

A Mudança de Calendário

Uma das histórias mais famosas relacionadas ao Dia da Mentira no Brasil envolve Dom Pedro 1º, o primeiro imperador do país. Em 1828, o jornal mineiro “A Mentira” publicou uma notícia falsa em sua manchete: o falecimento de Dom Pedro 1º. A mentira foi completa, já que o monarca faleceu anos depois, em 24 de setembro de 1834, em Portugal. Essa brincadeira marcou o início da tradição do 1º de abril no Brasil.

Tradição do Dia da Mentira no Brasil

1º de abril. Pela tradição, nesse dia está liberado contar mentiras. “Não faz mal trolar um amigo, é só uma brincadeira”, você pode pensar. Mas mentira não é coisa de cristão, ainda mais quando se trata de algo que é exatamente o contrário do que Jesus deixou como exemplo.

Saiba mais no link abaixo