PORQUE EU PRECISO ACAMPAR?

beca e lenço
beca e lenço

Para muitos que amam acampar, essa pergunta nem sequer faz sentido. Mas você já parou para pensar que existem muitos desbravadores que não gostam de acampar? Lembre-se: nem todos são iguais, e por isso precisamos aprender a lidar com pessoas de todos os gostos!

Sobre o que vamos falar?

Minha coluna será sobre acampamento e atividades mateiras em geral. Antes de começarmos a falar sobre o tema, precisamos entender a importância dessas atividades e por que precisamos aprender e praticar coisas como nós e amarras, fogueiras, mapas, bússolas, entre outras habilidades.

O acampamento: o ponto alto do ano dos desbravadores

O acampamento é o ápice do ano para o desbravador. É nesse momento que ele tem a chance de colocar em prática tudo o que aprendeu durante o ano. O desbravador que não participa desses acampamentos dificilmente se mantém no clube por muito tempo, acabando por desistir depois de alguns meses ou anos.

Para quem nunca viu um desbravador que não vai a acampamentos, geralmente esses jovens têm algumas dificuldades comuns:

  • Medo de dormir fora de casa;
  • Dificuldade em lidar com a separação dos pais;
  • Medo do mato ou nojo de terra.

Uma comparação entre o desbravador e o adolescente comum

Se você é um desses desbravadores ou conhece alguém assim, vou te dar alguns exemplos para mostrar a diferença entre alguém que nunca acampou e um desbravador nas atividades do dia a dia.

Na Escola

Durante as aulas de biologia, um desbravador provavelmente terá um conhecimento prévio maior sobre o assunto. Isso acontece porque ele estuda especialidades relacionadas à natureza desde cedo.

Voltando da Escola

Um adolescente que aprende sobre mapas e bússolas terá um senso de direção mais apurado que o adolescente comum. Isso diminui as chances de ele se perder, mesmo em situações cotidianas.

Na Cozinha

Se o desbravador aprende a cozinhar em uma fogueira durante os acampamentos, ele também saberá se virar no fogão de casa. Já um adolescente comum, dificilmente saberá preparar sua própria comida.

Durante a Tarde

Enquanto outros adolescentes passam a tarde inteira nas redes sociais ou jogando videogame, um desbravador pode usar esse tempo para fazer as atividades do clube, como as classes ou especialidades. Isso ajuda a reduzir o tempo de tela e a desenvolver novas habilidades.

O Impacto positivo do clube de desbravadores

O que quero mostrar com esses exemplos é que, ao participar das atividades do clube e dos acampamentos, o desbravador tem grandes chances de desenvolver habilidades importantes, que fazem diferença em sua vida.

Além das habilidades práticas, o clube de desbravadores ajuda adolescentes a desenvolverem senso de responsabilidade mais cedo, tornando-os menos dependentes dos pais em questões simples. No futuro, isso também proporciona uma base sólida para liderança, o que pode ser uma vantagem no mercado de trabalho.

Um relato pessoal: como os desbravadores mudaram minha vida

É claro que minha análise é enviesada, porque eu quero que você se torne um desbravador e vá aos acampamentos. Mesmo assim, preciso que você entenda que, apesar de ser suspeito para falar, o clube de desbravadores impactou – e continua impactando – milhares de crianças pelo Brasil e pelo mundo. E eu sou uma dessas pessoas.

Minha História

Entrei no clube de desbravadores quando tinha entre 8 e 9 anos. Sempre fui hiperativo, mas, por medo de ser ridicularizado, me tornei tímido e retraído. Durante os anos no clube, essa vergonha foi desaparecendo, principalmente por causa das atividades que precisávamos apresentar.

O grande divisor de águas foi quando, já no cartão de líder, precisei cumprir a especialidade de pregação cristã. A partir dessa atividade, perdi o medo de falar em público.

Outra forma como o clube impactou minha vida foi na escolha da minha profissão. Em 2007, durante um curso de primeiros socorros no clube, me apaixonei pela área da saúde e, desde então, sonhei em me tornar médico. Hoje, sou um médico formado e continuo participando do clube de desbravadores, para que ele continue transformando a vida de outros jovens, assim como transformou a minha.

Quer Fazer Parte do Clube?

Se você ficou interessado em fazer parte do clube de desbravadores, assista ao vídeo abaixo para descobrir como encontrar um clube perto de você!

Silas Pedro
Médico adventista e desbravador a mais de 15 anos, sou líder master avançado e regional da 2° região da apse.
plugins premium WordPress