Historia
Emanuel Nunes
Abril 1, 2024
O Dia da Mentira surgiu como uma forma bem-humorada de protestar contra as mudanças no calendario. Na França, parte da população se recusou a aceitar que o Ano Novo não começaria mais na Páscoa, mas sim em 1º de janeiro.
2
Após Calendário Juliano, por determinação do Concílio de Trento (1545-1563)., o ano passou a iniciar oficialmente em 1º de janeiro, dividido em 12 meses (ou 365 dias), com quatro estações distribuídas por eles, seguindo o movimento da Terra em relação ao Sol.
Uma das histórias mais famosas relacionadas ao Dia da Mentira no Brasil envolve Dom Pedro 1º, o primeiro imperador do país. Em 1828, o jornal mineiro “A Mentira” publicou uma notícia falsa em sua manchete: o falecimento de Dom Pedro 1º. A mentira foi completa, já que o monarca faleceu anos depois, em 24 de setembro de 1834, em Portugal. Essa brincadeira marcou o início da tradição do 1º de abril no Brasil.
1º de abril. Pela tradição, nesse dia está liberado contar mentiras. “Não faz mal trolar um amigo, é só uma brincadeira”, você pode pensar. Mas mentira não é coisa de cristão, ainda mais quando se trata de algo que é exatamente o contrário do que Jesus deixou como exemplo.
Saiba mais no link abaixo