“Pela graça de Deus, serei puro, bondoso e leal; guardarei a lei do Desbravador, serei servo de Deus e amigo de todos.”
“A mensagem do advento a todo o mundo na minha geração
Meu compromisso é mostrar Cristo para o maior número de pessoas, sem perda de tempo, ajudando-os a prepararem-se para Sua volta.”
“O amor de Cristo me motiva
É o amor de Cristo que me motiva a ser uma pessoa melhor, e também ajudar meus amigos para isso.”
“Salvar do pecado e guiar no serviço”
“Prometo fidelidade à Bíblia, à sua mensagem, de um Salvador crucificado ressurreto e prestes a vir, doador de vida e liberdade a todos que nEle crêem.”
O Clube de Desbravadores tem suas raízes no início do século XX. Em 1919, foi organizada a Missão dos Sentinelas por Arthur W. Spalding, no Tennessee.
Em 1921, foram criados o Voto e a Lei dos MV (Missionários Voluntários) de autoria de Harriel Holt e Arthur W. Spalding. Eles ainda desenvolveram as ideias básicas para os clubes de adolescentes que surgiriam no ano seguinte.
Posteriormente, o nome “Desbravadores” foi inicialmente utilizado por Theron Johnston em um programa de jovens na cidade de Sant’Ana, Califórnia, nos Estados Unidos, em 1930. No entanto, a ideia não recebeu o apoio necessário na época e foi abandonada. Em 1940, a Associação do Sudoeste da Califórnia chamou seu acampamento de “Acampamento de Desbravadores Jovens Missionários Voluntários”.
O desenvolvimento do Clube de Desbravadores ocorreu a partir de 1946, liderado pelo Pr. John Hancock. Ele reconheceu a eficácia do programa após um acampamento de verão e sentiu que poderia ser implementado semanalmente nas igrejas. O primeiro clube foi estabelecido em Riverside, Califórnia, EUA, em 1946.
A organização oficial do Clube de Desbravadores começou em 1946, quando o Pr. Hancock desenhou o emblema em forma de triângulo, que ainda é usado globalmente. Em 1947, a Associação Geral solicitou à União do Pacífico que desenvolvesse a organização do Clube de Desbravadores. O Pr. J. R. Nelson concebeu a ideia dos Desbravadores em um plano organizado, seguido por Lawrence Pauson, que escreveu os primeiros manuais de orientação. Em maio de 1949, o Pr. Henry Berg compôs o Hino dos Desbravadores.
O surgimento do Clube de Desbravadores na América do Sul ocorreu em 1955, quando um grupo de jovens da Igreja de Miraflores, perto de Lima, Peru, ouviu com grande interesse sobre a existência de um grupo organizado chamado Desbravadores. Inspirados por essa ideia, alguns líderes de jovens da igreja decidiram estabelecer um Clube de Desbravadores local. O jovem casal e Nercida Ruiz foram escolhidos como líderes desse novo Clube, tornando-se assim o primeiro Clube de Desbravadores no Peru e na América do Sul.
No Brasil, as primeiras orientações sobre o Clube de Desbravadores foram dadas em 1959 pelo Pr. Wilson Sarli. Dois dos primeiros clubes brasileiros foram formados na cidade de Ribeirão Preto e no Bairro do Capão Redondo, na capital paulista, ambos com o nome de Pioneiros.
O primeiro Campori mundial ocorreu em 1954, no sul da Califórnia, Estados Unidos. No Brasil, o primeiro Campori nacional teve lugar em 1963, na cidade de São Paulo, e marcou um momento significativo na história dos Desbravadores no país. Esses eventos foram fundamentais para fortalecer o movimento e consolidar sua presença global, capacitando jovens e promovendo valores essenciais à comunidade e ao desenvolvimento pessoal.
Para mais informações sobre a origem dos desbravadores, recomendo que leiam as seguintes matérias:
Há 3 anos produzindo vídeos e conteúdos de entretenimento para jovens e adolescentes.
Crianças, lembrem-se:
Todos somos Super Desbravadores!